sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A Magia dos Alimentos

Os alimentos preciosos para manter nossa sobrevivência possuem muito mais peculiaridades do que as que lhe são atribuídas. 

Esse alimento mágico, dotado de energias, nos transferem no dia a dia toda a vitalidade e nutrição que necessitamos para manter nossa rotina diária, entretanto com a facilidade que encontramos no preparo, essas propriedades mágicas foram aos poucos sendo esquecidas. Alimentos tão simples de encontrar em nossa atualidade, já foram motivos de pena de morte, guerra e de tão importantes deram nome ao benefício que recebemos por prestar um serviço, que é o salário originário do sal. 

No mundo antigo, o sal era criado por três processos: minerar a terra em profundos lençóis de água secos, ferver a água coletada de fontes salgadas até que somente o mineral fosse deixado; e pela evaporação da água do mar em lagos rasos ou poças de sal. Esse último método ainda é usado por todo o mundo.

No passado o sal era uma das substâncias mais procuradas, a vida humana não é possível sem um pouco de sal na dieta, pois o corpo não pode produzir seu próprio sal.

Aquelas pessoas que viviam longe do mar ou de depósitos de sal tinham que se contentar em comer alimentos naturalmente salgados e carne. O comércio das cargas de sal era mais precioso do que ouro, e estas cargas constantemente estavam sujeitas a ataques.

O sal teve um papel importante nas antigas religiões. alguns sacerdotes e sacerdotisas do antigo Egito eram proibidos de comer sal devido a sua conexão com o Deus Set. Outras seitas no entanto, usavam o sal. O historiador grego Heródoto registra que durante um festival de Ísis, o qual incluía lamentações pela morte de Osíris, lâmpadas eram acesas depois de serem cheias com uma mistura de sal e óleo.

Os soldados romanos eram pagos com sal de onde veio a palavra "salário", e a substância era tão preciosa que qualquer pessoa pega vendendo-o ao inimigo era condenada à morte.

Existem poucos registros do uso do sal no novo mundo, mas nós sabemos muito bem que os Astecas veneravam Huixtocihuatl, a Deusa do sal.

A sacralidade do sal continua viva. enquanto cozinham algumas mulheres árabes jogam pitadas de sal sobre as sopas em fogo lento com a crença de que irá ofuscar os demônios que podem estar pairando sobre os alimentos.

Dentre as propriedades mágica do sal a principal é encerrar o funcionamento da consciência psíquica, ou seja, para quando você estiver muito tempo com a cabeça nas nuvens.

Para todos os alimentos existentes há uma ligação com magia, desde a sua preparação até sua degustação. Magia  se traduz em transformação por isso, ao levarmos um alimento ao fogo para cozinhar e ao forno para assar ele passa por um processo de modificação e transformação.

A ligação religiosa é muito antiga, o ato de se orar e agradecer pelo alimento antes de degustá-lo é comum em muitas religiões e associada às primordiais que eram comuns os sacrifícios, como encher um recipiente com um pouco da comida e colocar fogo, ou oferecê-lo a terra.

Devido sua escassez em muitos países  o alimento tem ligações políticas sendo consumidos e estando dispostos somente com alto custo.

Incontáveis tipos de alimentos existem para nos transmitir a energia que necessitamos com suas propriedades peculiares. Nós wiccanos acreditamos que essa energia  emana da terra e nos é emprestada e um dia a ela retornará.

Utilizamos os alimentos quando necessitamos que energias sejam moldadas para nos ajudar em uma situação, para agradecimentos entre outras ocasiões.


(fonte enciclopédia wicca na cozinhas/ Scott Cunningham)

Nenhum comentário:

Postar um comentário